XV Encontro de Bolsitas de Extensão

Data de publicação: 21/06/2023 – Por: Flávio Santos

O XV Encontro de Bolsistas de Extensão aconteceu no dia 15 de junho de 2023, sendo realizado no auditório Moacir Carvalho (Bloco F, Campus Gragoatá). Com o tema “Democratização da ciência por meio da extensão”, o evento possibilitou a reflexão sobre a importância universitária no processo de desenvolvimento cultural, econômico e sociopolítico.

A mesa de abertura foi iniciada às 14h00 com a presença do Vice-Reitor da UFF, Fabio Passos, da Pró-Reitora de Extensão, Leila Gatti e da Coordenadora de Divulgação e Difusão, Lucíola de Luca. Na sequência, ocorreu uma palestra sobre o Programa de Extensão “Ciências Sob Tendas”, coordenado  pela Professora Lucianne Fragel Madeira.

No evento também foi divulgado o resultado do III Concurso de Depoimento Extensionista. A estudante de psicologia na UFF de Macaé, Lorena Pelegrini, conquistou o segundo lugar na categoria de cultura com um depoimento feito a partir do trabalho com as crianças na ocupação Dom Waldyr Calheiros, em Volta Redonda.

“A gente começou a contar algumas histórias sobre o local e aí tem surgido esse livro, a partir do que temos de potencialidades das crianças naquele território e não a partir da falta”, contou Lorena.

Quando descobriu que ficou na segunda colocação, Lorena contou que ficou feliz, mas admitiu que a felicidade maior é a existência do projeto de extensão.

“Quando eu sair do projeto que, para além deste livro, possam vir outras possibilidades e que mais pessoas possam ser beneficiadas pela bolsa e que os trabalhos nos territórios próximos à UFF possam continuar sendo feitos”, completou a estudante.

Os alunos premiados que não compareceram ao evento podem buscar o certificado na reitoria. Após a premiação, aconteceu uma pequena mesa redonda que contou com participação e depoimentos cedidos por estudantes.

Alunos presentes no evento durante um dos depoimentos na mesa redonda (Foto: Flávio Santos)

O encontro foi um marco importante pois contou com a participação de mais de 100 bolsistas de extensão que vieram de todas as outras sedes da UFF, além da sede em Niterói, utilizando ônibus disponibilizados pela universidade.