XIV Encontro Nacional de História da Mídia

Data de publicação: 09/08/2023 – Por: Flávio Santos

O XIV Encontro Nacional de História da Mídia ocorreu entre os dias 2 e 4 de agosto. O evento foi realizado nas instalações do novo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, situado em Niterói. Organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), o encontro teve como tema central: “Democracia, História e Anistias na Memória das Mídias”.

A cobertura completa feita pela Web Rádio Nas Ondas do IACS pode ser acessada clicando aqui. O conteúdo inclui coberturas e entrevistas.

Primeiro dia

O primeiro dia teve início com um pré-congresso que começou às 14 horas, com o Encontro da Rede de História da Mídia na América Latina (Relahm). O encontrou reuniu importantes nomes da comunicação, como Marinalva Barbosa (UFRJ) e Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), e apresentou os objetivos do projeto, que busca conectar as perspectivas de histórias da mídia latino-americanas com a criação de pesquisas em comum entre esses países, baseando-se em uma temporalidade mais fluída e menos linear.

Às 17h, aconteceu a abertura oficial do congresso em sessão solene, no auditório do bloco G, no Campus Gragoatá. Compareceram ao evento o vice-reitor da UFF, professor Fábio Passos, a diretora do IACS, professora Flávia Clemente, a coordenadora de pesquisa da UFF, professora Helena Carla Castro, a presidente da Rede Alcar, professora Christina Ferraz Musse, e a presidente da Comissão Local da UFF de Organização do XIV  Encontro Nacional de História da Mídia, professora Rachel Bertol.

Segundo dia

O segundo dia começou pela manhã com o encontro de diversos grupos temáticos. Às 11h30 aconteceu a rodada “Em defesa do Jornalismo e da democracia: lutas históricas da profissão jornalista, que contou com participação  da jornalista e presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira Castro, a professora da UniCarioca e secretária de educação da FENAJ, Carmen Pereira. A mediação foi realizada pela diretora científica da rede Alcar, professora Valci Zuculoto. O evento trouxe assuntos como a PEC do diploma dos jornalistas, a desregulamentação da prática jornalística e a precarização das ciências de comunicação.

O período da tarde continuou com os encontros de grupos temáticos e, às 17 horas, aconteceu o lançamento de livros, na Sala de Cinema do Novo IACS. No total, foram 13 livros lançados no evento – alguns deles publicados por professores da UFF.

O dia foi finalizado com  o debate “As mídias brasileiras e a ditadura militar: colaborações e resistências (e o caso da Folha de S. Paulo), com participação de Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ), André Bonsanto (UFG), Lucas Pedretti (UFRJ) e Flora Daemon (UFRRJ). A mediação foi realizada por Igor Sacramento (Fiocruz / PPGCOM-UFRJ).

Terceiro dia

Com a continuação do encontro de grupos temáticos pela manhã, o período da tarde contou com a realização da assembleia e eleição da Alcar. O evento foi encerrado com a entrega do sétimo Prêmio José Marques de Melo. Realizada de forma bianual, o evento tem como objetivo estimular a pesquisa de processos e práticas comunicacionais a partir de um viés histórico. No total, foram 12 trabalhos indicados à premiação.

Em terceiro lugar, houve um empate entre os trabalhos “Dos feitiços domésticos à magia empoderada: Bruxas e Representações de Gênero em Séries Televisivas” – autoria de Carolina Thomé e orientação de Tatiane Leal (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – e “Mídia Alternativa e Resistência: a breve existência dos jornais alternativos durante a ditadura civil-militar brasileira”-  autoria de Ether Almeida, Maria Eduarda Vieira Dias e Raisa de Campos Proeza e orientação de Márcio de Souza Castilho (Universidade Federal Fluminense).

Em segundo lugar, ficou o trabalho “Potencialidades: Praia dos Ossos, Ângela Diniz e todes nós” – autoria de Franciele Rodrigues e orientação de Márcia Neme Buzalaf (Universidade Estadual de Londrina).

Em primeiro lugar ficou o trabalho “História das Agências de Notícias Brasileiras e das Agências de Notícias Estrangeiras no Brasil: resultados de pesquisa hemerográfica (1874-1930)” – autoria João Pedro Sabadini e orientação de Pedro Aguiar (Universidade Federal Fluminense).