Saiba como foi o Controversas 2023

Data de publicação: 12/12/2023 – Por: Flávio Santos

Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, a 17ª edição do Controversas aconteceu no auditório do Bloco G da Universidade Federal, no Campus Gragoatá. Sob o tema “Jornalismo por Novos Olhares”, o evento propôs um mergulho nas tendências, desafios e novos formatos que estão moldando o mundo da comunicação.

O primeiro dia (4) inaugurou o evento com a tradicional Mesa de Abertura, que contou com participação da organizadora do evento, Larissa Morais, e da coordenadora do curso de jornalismo, Carla Baiense. Na sequência, a Conversa de Abertura contou com a participação de Branca Vianna, idealizadora da Rádio Novelo.

Nathália Braga, repórter independente, Lucas Landau, fotojornalista independente, e Yuri Fernandes, do projeto Colabora, se reuniram e apresentaram suas experiências de profissão na mesa A Alternativa do Jornalismo Independente.

Após uma pausa para o lanche, foi a vez da mesa Tendências do Jornalismo Digital, com presença de Manuella Caputo e Maria Clara Pestre. A mesa contou com a participação de Thássius Veloso e Daniela Pereira,que participaram de forma remota.

No dia seguinte (5), o evento começou com a mesa Novos Formatos e Empreendedorismo, com participação de Tiago Gomide, do Tik Tok Tá na História, Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista e Gilberto Scofield, da Agência Lupa.

Após a primeira mesa, tivemos uma pequena pausa para o café, que foi sucedido pelos resultados do Prêmio Controversas. Confira os vencedores:

Categoria: Telejornalismo
Vencedores: Letícia Oliveira, Clara Espíndola, Yana Flávia, Thaina Feijó e Rafaela Verol, com o trabalho “A vida dos porteiros: entre a hierarquia desigual e o afeto”;

Categoria: Fotografia Jornalística
Vencedores: Beatriz Capela Franco, com o trabalho “Sob as Grandes Copas”; e Bruna Ribeiro, Laura Fernandes e Maria Clara Mangeli, com o trabalho “Mais que uma história de pescador: vida e obstáculos dos que possuem a pesca artesanal como paixão”;

Categoria: Reportagem para rádio
Vencedores: João Pedro Boaretto, Ingrid Cury, Natália Pereira, Nathália Guimarães e Samara Barbosa, com o trabalho “O tabagismo na Geração Z”;

Categoria: Impresso/Digital
Menção honrosa: Alice Arueira, Hevertton Luna, Lohayne Borges, Luíza Martins e Taís Aparecida, com o trabalho “Infância sem direitos: ‘falta de saneamento afeta a vida doméstica e escolar’”;
Vencedor: Francielly Barbosa, com o trabalho “Tradição resiste na Vila de Pescadores da Praia Grande”.

Após a entrega da premiação, tivemos a mesa mais nostálgica e especial para os convidados: Prata da Casa. Com participação de Victoria Henrique, da TV Globo, Thaís Gesteira, do Metrô Rio, David Barbosa, da Fiocruz, e Elena Wesley, do Datalab.
O evento foi encerrado à noite, com uma conversa especial e enriquecedora com Rene Silva, criador do Voz da Comunidades.

Peça sua música

[contact-form-7 404 "Not Found"]

A rádio

A webradio Nas Ondas do IACS é um produto desenvolvido pelos alunos da disciplina de Atividade de Extensão do curso de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), do Departamento de Comunicação Social (GCO) da Universidade Federal Fluminense. A rádio funciona no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), no bairro do Ingá, em Niterói. A professora Helen Britto coordena o projeto. O objetivo é consolidar, na prática, o conteúdo relativo ao rádio já apreendido pelos alunos em disciplinas referentes ao veículo ao longo dos semestres.

Atualmente em período de ajustes e testes, o conteúdo produzido para ser veiculado através da webradio Nas Ondas do Iacs contempla todo o Instituto e, desta forma, a expectativa é receber contribuições de todos os setores e departamentos.

Por ser uma rádio gerada a partir de uma universidade, naturalmente sua temática é norteada pela Academia e suas manifestações, notícias, produções etc. muitas vezes, com maior ênfase na Comunicação Social, pela origem produtiva. Porém, por tratar-se de uma emissora na Internet, seu alcance pode vir a ditar novas possibilidades temáticas, desde que dialoguem com o interesse acadêmico.