Saiba como foi o Controversas 2023
Data de publicação: 12/12/2023 – Por: Flávio Santos
Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, a 17ª edição do Controversas aconteceu no auditório do Bloco G da Universidade Federal, no Campus Gragoatá. Sob o tema “Jornalismo por Novos Olhares”, o evento propôs um mergulho nas tendências, desafios e novos formatos que estão moldando o mundo da comunicação.
O primeiro dia (4) inaugurou o evento com a tradicional Mesa de Abertura, que contou com participação da organizadora do evento, Larissa Morais, e da coordenadora do curso de jornalismo, Carla Baiense. Na sequência, a Conversa de Abertura contou com a participação de Branca Vianna, idealizadora da Rádio Novelo.
Nathália Braga, repórter independente, Lucas Landau, fotojornalista independente, e Yuri Fernandes, do projeto Colabora, se reuniram e apresentaram suas experiências de profissão na mesa A Alternativa do Jornalismo Independente.
Após uma pausa para o lanche, foi a vez da mesa Tendências do Jornalismo Digital, com presença de Manuella Caputo e Maria Clara Pestre. A mesa contou com a participação de Thássius Veloso e Daniela Pereira,que participaram de forma remota.
No dia seguinte (5), o evento começou com a mesa Novos Formatos e Empreendedorismo, com participação de Tiago Gomide, do Tik Tok Tá na História, Rodrigo Alves, do podcast Vida de Jornalista e Gilberto Scofield, da Agência Lupa.
Após a primeira mesa, tivemos uma pequena pausa para o café, que foi sucedido pelos resultados do Prêmio Controversas. Confira os vencedores:
Categoria: Telejornalismo
Vencedores: Letícia Oliveira, Clara Espíndola, Yana Flávia, Thaina Feijó e Rafaela Verol, com o trabalho “A vida dos porteiros: entre a hierarquia desigual e o afeto”;
Categoria: Fotografia Jornalística
Vencedores: Beatriz Capela Franco, com o trabalho “Sob as Grandes Copas”; e Bruna Ribeiro, Laura Fernandes e Maria Clara Mangeli, com o trabalho “Mais que uma história de pescador: vida e obstáculos dos que possuem a pesca artesanal como paixão”;
Categoria: Reportagem para rádio
Vencedores: João Pedro Boaretto, Ingrid Cury, Natália Pereira, Nathália Guimarães e Samara Barbosa, com o trabalho “O tabagismo na Geração Z”;
Categoria: Impresso/Digital
Menção honrosa: Alice Arueira, Hevertton Luna, Lohayne Borges, Luíza Martins e Taís Aparecida, com o trabalho “Infância sem direitos: ‘falta de saneamento afeta a vida doméstica e escolar’”;
Vencedor: Francielly Barbosa, com o trabalho “Tradição resiste na Vila de Pescadores da Praia Grande”.
Após a entrega da premiação, tivemos a mesa mais nostálgica e especial para os convidados: Prata da Casa. Com participação de Victoria Henrique, da TV Globo, Thaís Gesteira, do Metrô Rio, David Barbosa, da Fiocruz, e Elena Wesley, do Datalab.
O evento foi encerrado à noite, com uma conversa especial e enriquecedora com Rene Silva, criador do Voz da Comunidades.