Premiação e terceiro dia da Intercom Sudeste

Data de publicação: 09/06/2023 – Por: Flávio Santos

O terceiro dia da Intercom Sudeste foi marcado pela cerimônia de encerramento, que aconteceu das 10 às 14 horas, com participação da jornalista Sônia Bridi e a festa de premiação da Intercom.

Na premiação, a UFF teve 11 projetos premiados em diferentes categorias.

Um desses projetos foi o podcast “Arte Mulher E…”, de Mariana Moebus, vencedor da categoria Produção Laboratorial de audiojornalismo e radiojornalismo. O podcast possui três episódios tem como tema a arte engajada feminista. Conforme ela conta:

“A cada episódio eu converso com uma artista que tem no seu trabalho, no sensível desse trabalho, temas que são muito importantes para o feminismo, para a luta das mulheres e que tem que estar em pauta. Selecionei artistas que acompanho e em cada episódio a gente fala um pouco sobre como elas se tornaram artistas e como que a arte funciona como um instrumento político, tentando trazer esse caráter histórico, que é essa subversão que a arte pode trazer e se afastando um pouca da questão puramente estética”

Mariana também contou que está muito feliz por ter vencido e por poder representar a UFF nessa conquista.

Vencedora na categoria produção jornalística para mídias sociais, Gabrielly Ferraz criou o videocast “Nóis por Nóis: as periferias brasileiras como berço de talentos”. Ela explicou a objetivo do trabalho:

“O videocast tem como finalidade principal ouvir e celebrar histórias de artistas negros e periféricos e servir como inspiração, para outros artistas, negros e periféricos. Inspiração para construírem suas artes, terem noção da capacidade e da potência que seus trabalhos têm e não ficarem minados por conta de produções da mídia hegemônica, que infelizmente colocam esses corpos em lugares inferiorizados 12. O Nóis por Nóis tá aí pra trazer esses corpos pretos periféricos e mostrar toda a potência que se cria nas periferias do Brasil”

Assim como Mariana, Gabrielly também demonstrou grande alegria por ter conquistado o prêmio e ressaltou como foi gratificante ter recebido o prêmio devido todo esforço e dedicação envolvidos.

Todos os vencedores da Intercom Sudeste irão defender seus trabalhos na etapa nacional. A lista completa dos vencedores da UFF pode ser lida abaixo:

Categoria: Roteiro de filme de ficção

Nome do projeto: A representação do homem cordial e sua natureza através do projeto de série “Rostos indecentes”

Vencedor: João Marcos Vasconcellos de Figueiredo

Categoria: Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo

Nome do projeto: Arte, mulher e…: um podcast sobre arte engajada feminista

Vencedor: Mariana Veiga Webler Moebus

Categoria:  Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo

Nome do projeto: Desigualdades

Vencedor: Juliana Palmeirim da Silva

Categoria: Produção jornalística para mídias sociais

Nome do projeto: Nóis por nóis: as periferias brasileiras como berço de talentos